logo

A Distak investe em qualidade de materiais, mão de obra especializada, maquinário de alta tecnologia e se dedica ao trabalho para trazer os melhores resultados.

(31) 3521-5908 contato@distakplanejados.com.br

Blog

HomeDesignTendência: conheça melhor o conceito aberto
conceito aberto

Tendência: conheça melhor o conceito aberto

Quem gosta de assistir aos programas de decoração e arquitetura sabe bem que nos últimos anos a qualidade de projetos em conceito aberto aumentou bastante.  E as razões para a popularidade desse estilo vai além das questões estéticas: o conceito aberto facilita a socialização, amplia espaços e permite cuidar melhor de crianças pequenas.

Um outro motivo para esta tendência é a valorização do metro quadrado nos grandes centros urbanos, que direcionou o mercado imobiliário para moradias menores. Porém, agora as plantas precisam aproveitar muito melhor o espaço. Isso fez com que as habitações modernas passaram a considerar o conceito aberto. Vamos conhecer melhor esta nova forma de planejar a sua casa?

O que é conceito aberto?

Existem aqueles que consideram o conceito aberto como uma evolução da cozinha americana. Geralmente os espaços que se integram são a cozinha, a sala de jantar e a de estar. Mas dependendo do projeto arquitetônico (como em lofts), até o quarto entra na brincadeira.

No conceito aberto, a demarcação dos ambiente é feita de acordo com a disposição dos móveis. Um sofá, por exemplo, pode criar o ambiente da sala e “separá-la” da área de refeição. Mas,  a grande vantagem do conceito aberto permite visualizar o ambiente como um todo.

Mas atenção: o conceito aberto é muito mais do que derrubar paredes. Uma boa integração de ambientes exige planejamento e harmonia.

Quais são as vantagens do conceito aberto?

A integração de ambientes, quando bem planejada, oferece uma série de vantagens. Confira algumas delas:

Melhora o Convívio

O conceito aberto está ligado ao nosso atual modo vida. Com uma rotina muito mais dinâmica a atribulada, as pessoas querem aproveitar ao máximo os momentos em família, seja descansando, divertindo-se ou, até mesmo, realizando seus afazeres.

Dessa forma, os espaços integrados possibilitam esse convívio — familiares e amigos desfrutam, juntos, de toda a privacidade e aconchego do lar.

Ele permite que as que pessoas que estão na sala, por exemplo, interajam com quem está na cozinha. A socialização em eventos e reuniões também aumenta, facilitando recepcionar as visitas, pois o anfitrião não precisa se deslocar frequentemente entre os espaços da casa.

Se você possui  filhos pequenos ainda há um benefício extra: é possível preparar as refeições ou assistir televisão sem perder as crianças de vista.

Deixa tudo mais amplo

Quando integramos ambientes, é comum a sensação de amplitude do espaço. Isso porque moradores e visitantes passar a ter uma área de circulação maior, com ambientes mais arejados e otimização dos espaços.

Engana-se quem pensa que apenas casas podem ser agraciadas com o conceito aberto. Os apartamentos, em especial modernos — cujas metragens são cada vez menores — se beneficiam dessa tendência. Quando as paredes são removidas, o espaço é ampliado.

Dinâmica

Uma cozinha americana, por exemplo, além da sensação de amplitude, integrada a sala introduz uma nova dinâmica a esses ambientes. Quem está preparando o jantar pode conversar com quem está na sala, assistindo à televisão, ou até preparar uma receita que está passando em algum programa. Dessa forma, cozinhar ficar muito mais divertido!

Além disso, com a meia parede da cozinha americana, surge o balcão, que adquire funções específicas nessa integração. Ele, ao mesmo tempo em que serve como espaço de apoio, pode reunir pessoas ao seu redor para a refeição ou para uma boa conversa.

Assim, o conceito aberto torna a dinâmica da casa mais prática, simples e interativa.

Seja qual for a razão, o conceito aberto é uma tendência que veio para ficar. Além das vantagens citadas acima, os ambientes integrados ainda são modernos, arrojados e aconchegantes, o que acaba sendo um motivo a mais para apostar nesse estilo.

E então, gostou do conteúdo? Se você quer aprender mais sobre decoração, veja como ter a sua sala dos sonhos.